A igreja primitiva, a Reforma e o Reaviamento Metodista foram liderados pelos apóstolos, por esse motivo eles não descansaram, mas transformaram nações. O fenomenal crescimento da igreja no Brasil no final do século XIX e início do século XX foi impulsionado por missionários que tinham dons apostólicos.
No entanto, quase não há ensino sobre o apóstolo hoje?! Esse dom foi vital para a função da Igreja e é essencial para a Igreja brasileira hoje crescer e também alcançar outras nações e povos para Cristo.
Deus tem colocado no meu coração o apostolado nos últimos 2 anos e eu tenho estudado e pensado sobre isso. Não há muito sobre isso nos livros, então eu tenho pesquisado e orado pelas Escrituras sobre isso, e eu descobri 7 características de apóstolos. Leia e veja se você tem essas características ou conhece outras pessoas que têm. No entanto, primeiro vamos ver por que acredito que os apóstolos existem hoje.
O que a Bíblia diz sobre o dom do apóstolo
- Havia os 12 apóstolos e Paulo. Eu não estou me referindo a eles. Eles eram especiais e foram os fundamentos da Igreja Primitiva. Eles tiveram que encontrar o Senhor ressurreto e também passaram os 3 anos completos com ele (Atos 1: 21-22)
- Mas o Novo Testamento fala sobre outros apóstolos que não são os 12 como Tito (o grego usa a mesma palavra apóstolo para ele em 2 Coríntios 8:23, mas a nova versão internacional a traduz como ‘representante’), Barnabé, Andrônico e Júnias que são TODOS chamados apóstolos.
- Ef 4:11 lista o dom apóstolo como parte dos 5 ministérios da igreja, fundamental para que a Igreja cresça em unidade e maturidade em Cristo e edifique o restante do corpo da igreja. Portanto, isso não parece um presente que deveria ser confinado à Igreja Primitiva, mas fundamental para como a Igreja começa e cresce em maturidade.
- Eu sei que hoje as pessoas evitam se chamar assim, mas o apóstolo Paulo nunca o fez. Ele abraçou seu chamado, mas com humildade, “um apóstolo pela graça de Deus“. Quando você sabe quem você é, pode perceber com mais clareza quem você é e seu chamado em Deus. Então você pode levantar outros apóstolos para ajudar a transformar nações. Precisamos desesperadamente do dom apostólico hoje. Outros se chamam apóstolos apenas porque lideram uma grande igreja ou várias igrejas. Mas isso é verdade?
Então, aqui está uma lista de 7 características de apóstolos (hoje). Se você gostou desse artigo e quer preparar mais apóstolos para este tempo, por favor compartilhe com seus amigos (embaixo). Obrigado:
1. Enviado por Jesus
De preferência por uma igreja local, mas principalmente pelo Espírito, como em Atos 13: 2, em que vemos os dois aspectos. Foi enquanto os profetas e professores da Igreja de Antioquia estavam adorando e jejuando que o Espírito Santo chamou e separou Paulo e Barnabé para este ministério:
“Separe Barnabé e Saulo para o trabalho para o qual os chamei.“
Os líderes da Igreja reconheceram isso e os enviaram.
Vemos um modelo semelhante na vida de George Whitefield, o evangelista, que logo após ser ordenado na Igreja da Inglaterra, experimentou o Espírito Santo chamá-lo:
“Na manhã seguinte, esperando Deus em oração para saber o que ele gostaria que eu fizesse, essas palavras: ‘Fale Paulo’ vieram com grande poder à minha alma. Imediatamente meu coração se alargou. Deus falou comigo pelo seu Espírito e eu não era mais mudo ”
Whitefield foi enviado por seu bispo para pregar e iniciou O Reavivamento Metodista na Inglaterra.
Para ver mais sobre como Deus esta preparando seu povo , olhe “CORONAVIRUS: O QUE DEUS está FAZENDO?”
2.Pioneiros
Hudson Taylor, um notável missionário, partiu para a China aos 21 anos de idade. Desconhecido e sem o apoio de qualquer denominação, mas mais tarde apoiado por muitos indivíduos e igrejas locais, ele construiu o que se tornou a maior organização missionária protestante de sua época.
Quarenta anos depois, quando ele morreu, ele recrutou un numero impressante de 825 missionários e todas as províncias foram visitadas. Taylor mostrou o que é o dom apostólico clássico. Ele nunca se chamaria apóstolo, mas demonstrou paixão apostólica em querer ir para onde ninguém mais havia ido e foi capaz de ver como chegar à China, de uma maneira nova para o seu tempo.
Daniel Berg, cofundador da Igreja Assembléia de Deus no Brasil, foi um pioneiro incrível. Ele estava constantemente viajando para levar o Evangelho a uma nova região.
Os apóstolos geralmente são plantadores de igrejas, mas não se preocupam muito em administrar uma igreja, mas em garantir que as fundações estejam corretas (veja abaixo). Por isso, eles apontam outros para pastorear as novas igrejas e seguir em frente para plantar mais. Portanto, aqueles líderes que simplesmente pastorear uma grande igreja ou várias igrejas não são tecnicamente apóstolos.
3.Conceber Fundamentos
Juntamente com os profetas, os apóstolos são o fundamento da igreja. A igreja é “edificada sobre o fundamento dos apóstolos e profetas” (Ef 2:20). Deus deu à Igreja primeiro apóstolos e depois profetas (1 Cor 12:28). Por quê? Porque os apóstolos e profetas determinam e preservam o DNA da Igreja. Sem eles, a Igreja se perde e começa a se mover para fora disso.
Whitefield e Harris escreveram muitos documentos para explicar como “as sociedades” (“células” hoje) que haviam fundado deveriam administrar e defender vigorosamente as verdades centrais do Evangelho.
Não apenas um retorno ao Evangelho, mas colocando-o no centro de toda a vida, assim como o teólogo Don Carson pregou sobre Filipenses. Os reformadores lançaram novamente os fundamentos do apóstolo e profeta, nos quais agora construímos.
4. Guardiões do Evangelho
O apóstolo tem uma grande preocupação pela preservação e defesa do Evangelho, mais do que o evangelista que apenas o prega. Os apóstolos geralmente têm interesse em apologética e são talentosos em defender as verdades bíblicas.
Eles também discipulam e passam para outros. Por exemplo, a ordem de Paulo a Timóteo, que foi instruído a fazer o mesmo (2 Tim 2: 2):
“E as coisas que você me ouviu dizer na presença de muitas testemunhas confiam em pessoas de confiança que também serão qualificadas para ensinar aos outros.”
É essencial que os apóstolos hoje recebem discípulos e os treinem para transmitir a visão apostólica. Isso acontece na sua igreja?
Para ver mais sobre como Deus quer discipular nos, olhe “OS 6 TESTES DO CORONAVIRUS”
5.Pais espirituais
Howell Harris foi o iniciador do Reavivamento Metodista no País de Gales, mesmo antes de Whitefield.
Harris não apenas converteu centenas através de sua pregação, mas também foi responsável pela organização desses convertidos em sociedades, a fim de promover o discipulado e um crescimento em sua vida devocional. Ele fazia questão de visitar essas sociedades regularmente em todo o país de Gales. Assim, um movimento de pessoas olhou para ele como seu pai espiritual. No Diário 132, entrada em 14 de setembro de 1748, ele diz:
“Deus me colocou como pai entre vocês e agora fala através de mim”
Como pais, apóstolos espirituais são chamados a viver o que pregam, para que outros os imitem. Eles determinam as ênfases particulares da igreja com base no Evangelho e em sua própria caminhada com o Senhor.
O apóstolo Paulo chamou a si mesmo de pai espiritual dos tessalonicenses (1 Ts 2:11):
“Porque você sabe que lidamos com cada um de vocês como pai lida com seus próprios filhos, encorajando, confortando e estimulando você a viver uma vida digna para Deus, que o chama para o seu Reino e glória.”
6.Iniciar movimentos
Freqüentemente um evangelista, mas mais preocupado com o crescimento de um movimento do que apenas em salvar pessoas. Esses movimentos impactam a sociedade.
Em Romanos 15:19, Paulo diz:
“Pelo poder dos sinais e maravilhas, pelo poder do Espírito. Então, desde Jerusalém até o Ilírico, proclamei completamente o evangelho de Cristo ”(NVI)
No grego, o verbo não é “proclamar” (uma tradução muito protestante). É o mesmo verbo usado em Ef 1:23, 3:19, que é literalmente: “Eu enchi o Evangelho em toda parte“. Portanto, isso poderia ser traduzido: “Eu executei /carreguei o Evangelho em todos os lugares“. A implicação é mais do que o Evangelho simplesmente foi pregado, mas teve um impacto em toda parte em toda a sociedade. Sabemos que isso é verdade a partir dos primeiros relatos dos primeiros cristãos.
Harris expandiu seu trabalho para 30 sociedades em apenas 3 anos entre 1736 e 1739. Esse foi o começo de um movimento.
7.Não trabalhe sozinho
Eles trabalham em equipes com pessoas de outros dons, mas também com colegas apóstolos (por exemplo, Paulo e Barnabé, Paulo e Tito todos trabalharam juntos). Infelizmente hoje, porque os apóstolos não são reconhecidos ou aceitos na Igreja, eles tendem a trabalhar sozinhos.
Whitefield e Harris trabalharam juntos no Reavivamento Metodista, formando o Movimento Metodista Calvinista na Inglaterra e no País de Gales.
O que você acha?
Onde estão os apóstolos hoje? Você tem dons apostólicos, mas não sabia? Sinta-se livre para adicionar seus próprios comentários abaixo.
Vamos orar para que Deus levante hoje uma nova geração de apóstolos piedosos, que transformarão nações.
Mais?
Para ver mais sobre o que Deus esta fazendo hoje, olhe “CORONAVIRUS: O QUE DEUS está FAZENDO?” e CORONAVÍRUS PASSAGEM BIBLICA: JOEL FALA TUDO
Para mais textos sobre avivamento e passagens bíblicas as quais irão te ajudar a estar pronto para um TERCEIRO GRANDE AVIVAMENTO, leia meu livro “GRAÇA TRANSBORDANTE: 21 dias devocional sobre Avivamento“